polónia
- Mafalda Wilton Correia
- 9 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Não me apercebi bem do tamanho da Polónia até estar efetivamente lá e demorar 4 horas a ir de uma cidade a outra, cidades estas que pelo Google Maps pareciam estar mesmo uma ao lado da outra. Das duas cidades polacas que visitei consegui captar belezas diferentes que as tornam ambas especiais, mas também foi impossível negar todas as marcas que a segunda Guerra Mundial deixou neste país.
Wroclaw, ou em português Breslávia, apesar de ser uma cidade pequena com pouco para ver tem uma das praças principais mais esplendorosas que já vi, com o edifício da antiga câmara a impôr a sua presença a qualquer par de olhos. Este edifício chamou-me tanto à atenção que tive de o fotografar de todas as perspetivas possíveis e imaginárias. O principal símbolo da cidade são os pequenos gnomos que preenchem os mais variados recantos da mesma, cada um a fazer uma atividade diferente. Estes gnomos começaram a surgir no princípio deste século para comemorar a Orange Alternative, um grupo polaco anti-comunista dos anos 80 que tinha sede em Wroclaw e tinha como símbolo uns gnomos desenhados na parede para marcar o sítio de reunião do grupo.
Kraków, ou em português Cracóvia, era a principal cidade que tinha planeado visitar. O plano principal era ir ao campo de concentração de Auschwitz, mas por falta de tempo e horários mal planeados previamente, a visita ao local histórico terá de ficar para outra altura. Mas desta maneira tive a oportunidade de visitar a cidade a fundo. Desde o efémero bairro judeu que relembra os tempos de guerra, ao museu feito a partir da fábrica de Oskar Schindler, onde uma exposição interativa e esclarecedora sobre a ocupação nazi em Kraków, nos mostra o quão condicionada ficou a região e todo o medo vivido na altura. Tive também a oportunidade de experienciar um pequeno nevão no meu dia em Kraków, o que só tornou a experiência mais memorável.
Tive apenas três dias frenéticos na Polónia e planeio um dia voltar e visitar mais cidades. Apesar do preço dos aviões a partir de Portugal não serem convidativos, atesto que quando se está lá e se janta bons pierogis por 5€, vale muito a pena.
Wroclaw/Breslávia











Kraków/Cracóvia















Commentaires